fbpx

Tai Chi Chuan

Existem duas teorias sobre o surgimento do Tai Chi Chuan:

A Primeira nos remete a Chan Sangfeng: o Tai Chi Chuan é uma arte chinesa que surge na história daquele país ao redor da Dinastia Ming e Yuan – Chan Sanfeng – há 600 ou 700 anos atrás vivia no Templo Shaolin e foi para a montanha Wudan onde criou o Tai Chi. Ele viu um Grou lutando com uma Serpente. O Grou era sempre duro. A Serpente cedia e seguia o Grou e não resistia e assim não perdeu sua vida para o Grou. A força foi controlada pela suavidade.

A segunda teoria diz que o Tai Chi foi criado pela Família Chen ao redor de 300 anos atrás por Chen Wangtin

O que são as 13 Posturas (nome original do Tai Chi Chuan)?

Na sua origem o Tai Chi Chuan foi desenvolvido através de 13 Posturas Essenciais que surgem desde os princípios do I Ching, justamente por essa conexão íntima com os Oito Trigramas e os Cinco Elementos. Alguns autores divergem quanto às correspondências, mas basicamente a resposta abaixo é a mais popular entre os praticantes.

As 13 posturas são compostas pelas 8 energias e os 5 passos: as 8 energias são: desviar (peng), rolar para trás (lu), pressionar (chi), empurrar (an), puxar (tsai), golpe de cotovelo (jou), golpe de ombro (kou), e rachar (lieh). E os 5 passos são: avançar, recuar, olhar a esquerda, fixar a direita e equilíbrio central.

“A Arte da Meditação em Movimento”

Princípios do Estilo

Historicamente temos 5 estilos de Tai Chi Chuan que estão ligados uns aos outros; Chen, Yang, Wu, Wu e Sun. Todos os 5 estilos estão unidos; seus movimentos externos são um pouco diferente mas internamente as energias são as mesmas. É importante saber que o nome de cada estilo surge desde o nome de seu criador e que na verdade, a palavra “estilo”, na China praticamente não se usa. Em chinês, quando se referem ao Tai Chi Chuan as pessoas literalmente dizem Tai Chi Chuan da Família Chen ou Tai Chi Chuan da família Yang e assim por diante.

^

Estilo Chen

é rápido e lento combinando alguns movimentos de saltos e pisadas fortes. A velha forma e o compendio de punhos foram criados pela 17ª geração.

^

Estilo Sun

aprendeu de Hao Weijian. Seus movimentos combinam tres estilos de Tai Chi juntos: Wu, Hsing-I e Bagua.

^

Estilo Yang

Yang Luchan aprendeu a velha forma da família Chen. Os movimentos do Tai Chi da Família Yang são lentos, contínuos, suaves amplos e abertos. Yang Luchan aprendeu da 14ª geração da Família Chen.

^

Estilo Wu/hao

O primeiro estilo Wu veio dos Estilos Yang e Chen e é lento, suave e pequeno e as posturas são altas. Wu Yuxiang aprendeu de Yang Banhou, a 2ª geração da Família Yang, e então aprendeu de Chen Quinping, 14ª geração. Wu/Hao tem uma forma menor.

^

Estilo Wu

o segundo estilo Wu veio de Quanyu que aprendeu de Yang Banhou. Eles inclinam o corpo para o lado, mas pensam que estão eretos. Wu aprendeu de Yang Banhou. Mais tarde a forma de Banhou se tornou menor.

0 Comments

Share This